segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AVAREZA

O Pão-duro, mão de vaca, mão fechada, são algumas das expressões mais populares para dizer que alguém é dominado pela avareza. Mas qual é o real significado desse pecado que traz infelicidade para muitos que vivem em função dele?

A avareza se define pelo apego excessivo a alguma coisa, o que leva a pessoa a ter um grande medo de que alguma coisa vá faltar. Há uma constante ilusão de escassez. Avaro, etimologicamente, é ávido de dinheiro (avidus aeris, "de cobre") e, em grego, avareza, significa amor à prata. Assim, é um pecado capital, porque denota sobre um bem muito valorizado pelo homem desde os primordios; o dinheiro.

Não devemos confundir avareza com ambição. O ambicioso se arrisca no mundo. Já o avarento não quer correr riscos. Ele desconhece palavras como generosidade, partilha e justiça, pois o avaro não se atreve a gastar nem sequer consigo.

No lado mais extremo do pecado, a pessoa avarenta tem muito medo da vida. Acha que, a qualquer momento, algo ruim pode acontecer ou faltar. É importante que ela esteja presa, guardada, dentro de uma cápsula, para que não se exponha a riscos. O sofrimento chega a tal ponto que muitas pessoas procuram ajuda psicológica.

Guardar dinheiro faz bem, mas que deve haver limites. Poupar uma quantia para realizar uma atividade que se deseja muito significa ser organizado, econômico e ter um objetivo.
Na visão de Paulo de Tarso, a avareza vai contra tudo o que o evangelho traz na Bíblia. “A mensagem que Cristo traz pra nós é para que tenhamos bondade, generosidade e para sermos solícitos com nosso próximo. E a avareza vai contra tudo isso, porque o avarento só tem olhos pra ele mesmo e para seus próprios bens”, explica. Ele diz ainda que o pecado não está em controlar o dinheiro e administrar os bens. “Cristo não disse para não termos riqueza, mas sim para não sermos escravos dela”, afirma.

O avarento é uma pessoa cujos olhos passaram por uma transformação: eles só vêem coisas e pessoas através do dinheiro. Todos os seus sentidos estéticos e éticos foram destruídos. Beleza, ternura, amor, honestidade, justiça – essas coisas não entram na sua contabilidade.
Por que o avarento se entrega ao amor ao dinheiro? Porque ele sabe que o dinheiro é um deus que tem poderes para operar as mais fantásticas transformações.

A avareza é uma doença e afeta todos os setores da vida, do trabalho até suas finanças, o que poderia ser riqueza na verdade não passa de “pão - durismo”, mas sua vida pessoal é a mais prejudicada, acontece de forma lenta e silenciosa, inicia-se por um isolamento social até chegar um dia que a pessoa se vê só, os filhos já cresceram, o casamento quando ainda existe é sem desfrutes e vazio chegando mesmo a ser insuportável, amigos não os tem e sim oportunistas. O resultado de tudo isso enxergamos em sua saúde. Problemas como pressão alta, cardiovasculares e obesidade são mais fáceis se manifestarem em situações de stress causados por dinheiro.


Sto. Thomas de Aquino determina 7 (sete) características inerentes como sendo as filhas da Avareza:
Traição                                              Fraude                                   Mentira
Perjúrio                                             Inquietude                             Violência
Dureza de Coração

2 comentários:

Marcelo Lait disse...

Excelente texto! Obrigado.

Renato Cardoso disse...

Obrigado Marcelo! Paz Profunda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...