quarta-feira, 21 de novembro de 2012

OS GRAUS DA ROSACRUZ

 
Hoje, os ensinamentos rosacruzes se apresentam em forma de monografias, que são enviadas mensalmente para os membros. Cada remessa mensal inclui quatro monografias. Na medida do possível devem ser estudadas uma por semana. A monografia é um fascículo de cinco a dez páginas aproximadamente. Os ensinamentos rosacruzes são distribuídos por quatro secções que compreendem vários graus: Seção de Postulantes, Seção de Neófitos, Seção de Iniciados, Seção Illuminati, sem indicar o número exato de monografias, precisamos que são necessários seis anos para completar o estudo das três primeiras seções. Seria muito extenso para incluir nesta postagem uma lista detalhada de todos os temas desenvolvidos nos ensinamentos da AMORC. Nos contentaremos em dar uma prévia dos temas abordados na Seção de Iniciado, que é composta por nove graus, chamados "Graus do Templo".


PRIMEIRO GRAU
Contém uma exposição das leis fundamentais que regem o macrocosmo e o microcosmo. Constitui um resumo do que os místicos do passado e, em particular os filósofos da Grécia antiga, ensinaram em relação às vibrações do éter e da estrutura atômica da matéria. Esta pequena síntese inclui naturalmente os dados científicos mais recentes sobre o tema.
 
 
 
 
 
SEGUNDO GRAU
Dedica-se às leis da consciência. Suas fases objetiva, subjetiva e subconsciente, são objetos de um estudo profundo, permitindo assim uma compreensão clara do que os psicólogos ensinam sobre as faculdades mentais. Além disso, as noções são abordadas sob a perspectiva da filosofia Rosacruz e, por conseguinte, dão lugar a explicações que transcendem o âmbito da psicologia.
 
 
 
TERCEIRO GRAU
Expõem-se detalhadamente as leis da vida. Demonstra que essas leis, tal como se manifestam no plano terrestre, têm sua origem numa única energia cósmica: a Força Vital. Explica-se também explica que os reinos mineral, vegetal, animal e humano formam uma cadeia natural que a Inteligência Divina utiliza para atingir o objetivo fixado, é dizer a evolução da Consciência Cósmica. Definidos os critérios comuns a todas as criaturas viventes, se inicia o estudo da vida humana.
 
 
QUARTO GRAU
Está inteiramente baseado em um manuscrito muito antigo da AMORC. Ainda que constantemente se refira aos preceitos expostos no presente manuscrito, constitui uma síntese de três graus anteriores e trata de temas filosóficos particularmente inspiradores. De modo geral, podemos dizer que neste grau é onde são expostas uma a uma as leis maiores da Ontologia Rosacruz e, com elas, os princípios místicos que associam em um todo coerente a matéria, consciência e a vida.

 
 
QUINTO GRAU
Consiste em uma exposição única sobre a vida e a obra dos maiores filósofos da Grécia antiga. Seu objetivo é familiarizar os alunos com os ensinamentos rosacruzes dos sábios da antiguidade grega e, de maneira geral, com as leis e princípios que estão sempre apoiando os adeptos ao misticismo, incluindo o melhor do pensamento filosófico, científico e religioso. Todas as monografias deste grau são extraídas dos arquivos da nossa Ordem e se referem a fatos desconhecidos pelos historiadores.
 
 
SEXTO GRAU
Dedicado à terapêutica rosaruz. Ela dá uma explicação simples, mas abrangente, das principais funções que regem o corpo humano, incluindo neste estudo um grande número de regras a seguir para manter uma harmonia tão perfeita quanto possível do funcionamento orgânico dos seres humanos. Mas a grande originalidade deste grau é o estudo de princípios místicos que os rosacruzes utilizam há séculos para aliviar as enfermidades que nós poderíamos sofrer. Estes princípios, herdados dos ensinamentos dos essênios, que eram especializados na cura, razão pela qual eram chamados de "terapeutas" na Grécia.
 
 
SÉTIMO GRAU
Refere-se à natureza, às funções e aos atributos do corpo e da consciência psíquica do homem. Paralelamente, expõe a técnica apresentada para projetar este corpo e esta consciência psíquica fora do corpo físico, permitindo-lhe assim libertar-se dos limites do tempo e do espaço. Esta técnica corresponde ao que outras tradições denominam "viagem astral". A continuação, vem um estudo que trata sobre a aura humana e os centros psíquicos (chakras), bem como uma revisão dos tradicionais sons vocais (mantras) e a influência que exercem sobre o corpo humano.
 
 
OITAVO GRAU
É especialmente filosófico, posto que trata essencialmente das origens e do destino homem. Estudam-se, portanto, temas que se referem diretamente a sua evolução. Assim pois, são examinados em pormenor temas tais como karma, o livre arbítrio, a reencarnação, a metempsicose, os estágios da morte, a assistência aos moribundos, vida após a morte, a comunhão cósmica com o além, a meditação e outros temas particularmente místicos
 
 
 
NONO GRAU
O nono grau se dedica ao estudo do simbolismo tradicional e os princípios relacionados ao misticismo. É também neste grau que se inicia aos rosacruzes as faculdades que se referem à alma e que permitem ao homem obter o benefício do seu caráter divino. devemos precisar que estas faculdades não têm nenhuma conexão com a magia, teurgia e taumaturgia, mas se baseiam nas leis espirituais que os rosacruzes sempre colocaram a serviço do bem. Além do seu valor prático, contribuem para o despertar interior de cada um.
 
 
Na aplicação de uma norma tradicional, não revelaremos o conteúdo do décimo, décimo primeiro e décimo segundo graus do templo. Precisamos também que desde o início dos estudos, os ensinamentos rosacruzes implicam, além dos temas mencionados, experiências consagradas à aprendizagem de técnicas fundamentais sobre o plano místico, tais como a concentração, a visualização, a meditação, a harmonização astral , a elevação psíquica, alquimia espiritual e outras.

Fonte: O DOMÍMIO DA VIDA - AMORC

15 comentários:

Paula disse...

Gostei muito do seu blog. Aguardo sua visita no meu. Paz Profunda! Um abraço. Paula.
http://escolhaafelicidade.blogspot.com.br/

Renato Cardoso disse...

Obrigado Paula, também gostei muito do seu blog. Vou visita-lo mais vezes.
Paz Profunda

True Love! disse...

Gostei muito do conteúdo desta matéria..me esclareceu algumas duvidas particulares, sou um postulado na AMORC e o estudo ao universo RosaCruz é fundamental...

Paz profunda!!

Cicero Martins Lionel disse...

Ser Rosa Cruz e Ser Um Frater. E ser mais um irmão na senda mistica; a caminho dos estudos misticos e exotericos. Ser rosa cruz e estudar os poderes e os dons psíquicos e paranormais. E conhecer a verdade sopre o bem e o mal. E ser iniciado nos estudos da kabala mistica e iniciatica. Saiba mais e faça ja seu pdido de afiliação. www.amorc.org.br

Renato Cardoso disse...

Sim True Lovel, pra mim também tem sido fundamental.

Zeus gplus disse...

Muito legal o seu blog. As informações sobre a Rosa Cruz são verdadeiras e não ferem o compromisso de sigilo da Ordem, pois tais informações constam no site da mesma. Parabéns pelo trabalho de divulgação. Paz profunda!

Renato Cardoso disse...

Obrigado Zeus gplus, Paz Profunda

Zeliclécio Nascimento disse...

Muito bacana seu blog, gosto muito de conhecimento, infelizmente e agora felizmente só conheci agora em 2016, se ainda alimentas o blog irei continuar visitando-o. Parabéns.

Renato Cardoso disse...

Obrigado Zeliclécio! As atualizações estão um pouco paradas, em breve voltarei a escrever mensalmente no Blog.
Paz Profunda

pedro disse...

EU juntamente com meus amigos criamos a ordem erévna e utilizamos os graus do R.E.R isso implica em alguma coisa com a loja maçônica de minha cidade ?

Renato Cardoso disse...

Saudações fraternais Pedro

Eu não entendi bem o que você quis dizer com "implicar em alguma coisa com a Loja maçônica de minha cidade".
O que é a Ordem Erévna e o que vocês fazem?
Por que utilizar os graus do RER e em que sentido?
Paz Profunda.

pedro disse...

Podemos converssar por meio de whats app ? Para que eu possa lhe explicar ?

pedro disse...

A ordem é basicamente o estudo de conceitos filosóficos que buscam através desse conhecimento que obtemos, fazer comm que a nossa sociedade erevna seja bem vista pelo G.A.D.U e uma correção nos utilizamos o R.'.Y por que não tínhamos uma ideia de iniciação para nossa ordem e não tínhamos ideias de quais graus criarmos, se pudermos conversar pelo whats app lhe explicarei de forma mais ampla

Gleusong disse...

Excelente artigo!
Usei ele como fonte em:
https://mariadesvelada.blogspot.com

guitarristaadeilto disse...

Ótimo blog, passou informações com responsabilidade e não feriu nenhum compromisso, fazer parte da Rosa Cruz AMORC é fantástico.
Paz Profunda....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...