segunda-feira, 30 de maio de 2011

CHACRA LARÍNGEO E SUAS FUNÇÕES

Nome: Vishuddha
Localização: Garganta
Cor: Azul-claro
Elemento: Éter
Nota musical: Sol
Mantra: Ham
Nº de pétalas: 16

Funções: Comunicação, criatividade, iniciativa, independência.
Disfunções: Fracasso, apatia, desespero, limitação, medo, insegurança, auto-reprovação, submissão.
Órgãos: Garganta, amídalas, laringe, cordas vocais, esôfago, susceptibilidade a infecções virais e bacterianas, resfriados, amigdalites, dores musculares e de cabeça (nuca), problemas dentários, endurecimento dos maxilares (bruxismo), congestão linfática, herpes e medo de fracasso na vida social.

O Vishuddaha está localizado à altura da garganta próximo ao plexo nervoso e na perpendicular do chacra frontal do qual recebe alguma cooperação. Contribui no desenvolvimento da audição psíquica. A sua função principal é controlar as atividades vocais e glandulares: timo, tireóide, paratireóides. É responsável pela saúde da garganta e das cordas vocais. Muito vivo e brilhante nos oradores célebres, cantores e poetas. Influi grandemente nos demais centros de forças, nos plexos nervosos e no ato de materialização de idéias através de fonação. Governa a postura do corpo. Esse chacra é considerado o portão para a alta consciência e para a purificação. Trabalhando para desenvolvê-lo podemos iniciar o caminho espiritual, como prêmio nos colocamos em comunicação com nossa essência superior. É o centro psicológico da evolução da criatividade, responsabilidade, iniciativa e autodisciplina.
Quando está aberto e harmonizado, somos conscientes da responsabilidade de nosso desenvolvimento em todos os sentidos desde as nossas necessidades materiais até as espirituais. Passamos, a saber, qual o nosso papel na sociedade no trabalho e nos preocuparmos em conseguir o máximo de satisfação possível. Seu centro físico corresponde a Tireóide, que desempenha papel importante no crescimento do esqueleto e dos órgãos internos, regulando o metabolismo. Regula o iodo e o cálcio no sangue e tecidos. Quando em desarmonia aparece o medo da desaprovação de nossos semelhantes, medo do fracasso na vida social e nos convertemos em seres potencialmente agressivos, adotando uma atitude instintiva de defesa própria. Podemos ser levados a nos esconder no orgulho para poder suportar a carência de êxito. Bloqueios no chacra laríngeo frequentemente produzem sintomas físicos como rouquidão, dificuldade de se comunicar, gagueira, palavras embaralhadas. Esse chacra participa de qualquer desequilíbrio psicofísico.

Sugestões para você equilibrar o Chacra da Garganta feitas pelo frater rosacruz Randler Michel no blog www.fusaocosmica.blogspot.com:
1º Aprenda a dizer não quando realmente você queira dize-lo, não faça as coisas apenas para agradar o outro, e sim a você. ( Essa caiu para mim como uma luva...)
2º Registre a sua vida, alegrias, tristezas, medos, sonhos, escreva seus pedidos, leia sempre este diário.
3º Comece a explorar a manifestação criativa: Pintar, desenhar, colagem, quadros, canto, aprender a tocar algum instrumento, escrever, criar um blog, um site pessoal. ( olha eu criei este blog)
4º Não seja tão exigente e perfeccionista com você mesmo, aceite o seus erros, perdoe-se, e também perdoe o próximo. (O uso dos florais também são indicados)
5ª Crie novas rotinas como tomar um passe, ( espiritual ) receber uma unção, oração com imposição de mãos, receber a energia do Johrei, Reiki, ajuda a restaurar as energias e mater este centro em perfeita sintonia. ( Que tudo que seja para ajudar a gente ser feliz, seja bem vindo).
Fontes de Pesquisa:
Grupo Científico Ramatis - Apostila de Desenvolvimento Mediúnico
Reiki Universal - Johnny De Carlli
Reiki Sistema Ocidental - João Eduardo Fialho e Rosângela Barletta
Mãos de Luz - Barbara Ann Brennan

7 comentários:

milton labuta disse...

infelismente niguem ou poucos preocupam-se com a fina espiritualidade por sua complexidade.e de suma importancia passar ensinamentos para nossos chegados mas da trabalho ler e escrever estudar-se. vamos em frente.

Renato Cardoso disse...

Milton,
concordo com você. Hoje em dia as pessoas estão muito preocupadas as aparências, em manter status para agradar pessoas que não tem importância e esquecem que são personalidades-alma em processo de evolução. Só nos resta rezar e pedir ao Deus do nosso entendimento para que elas despertem e percebam que não estão aqui para satisfazer as necessidas materiais.

Mariana Cota disse...

Acho que estou com problema nesse chacra. Semana passada minha mandíbula na parte esquerda ficou inchada e dolorida. Eu não podia mastigar sem sentir dor e sem deixar mais inchado. Mas melhorou de um dia pro outro misteriosamente. Ontem eu estava com duas aftas na parte posterior esquerda, que estava tolerável. Mas hoje elas cresceram e agora são uma afta só, e está muito grande. Não consigo fazer nada que eu tenha que abrir a boca sem sentir dor. E sem contar que a minha garganta vive inflamada. (Neste momento por exemplo ela está inflamada). Alguém tem uma dica pra me dar?

Renato Cardoso disse...

Mariana, isso me parece um caso clássico de quem engole "sapo", dia sim quando tiver que dizer sim e diga não quando tiver que dizer não. As palavras são o pensamento em forma de vibração e quando a energia do pensamento não é expressa em palavras essa energia fica acumulada na garganta. As dicas foram dadas no post. Acrescento ainda a entoação de mantras e cantar. Muito obrigado pelo comentário.
Paz Profunda

Anônimo disse...

Boa!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Olá boa tarde eu tenho sempre uma sensação de expectoração na garganta , quando falo mais alto parece que fico engasgada ja fui ao médico disse q não tenho nada na garganta, mascomo se não bastasse comecei a ter falta de ar .
Alguém me pode ajudar?

Camilla disse...

Oi!
Parabéns pelo blog e ótimo texto... elucidou muitos pontos de mim pra mim mesma, e tenho certeza que ajudou e ajudará muita gente também!
Parabéns pela coragem e pela vontade de se autodescobrir!! Continue inspirando-nos.
Abraços,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...