sábado, 30 de julho de 2011

IRMÃ BENIGNA

 

Irmã Benigna Victima de Jesus  

Fonte: AMAIBEN - Associação dos Amigos de Irmã Benigna

Em 16 de agosto de 1907, nasceu na cidade mineira de Diamantina, Maria da Conceição Santos. De família simples, ela recebeu de seus pais os verdadeiros valores cristãos da religião Católica. Mesmo pequenina, revelava dons divinos e manifestava vocação para a vida religiosa. Participava de celebrações da Santa Missa, coroações, procissões e reza do terço. Em sua terra natal, Irmã Benigna fez o curso primário e aprendeu a tocar vários instrumentos musicais. Era uma jovem muito virtuosa. Como catequista e professora de violão, evangelizava crianças e adultos. Despertava em seus companheiros de infância e mocidade grande amor pelas coisas divinas.
No dia 11 de fevereiro de 1935, dedicado a Nossa Senhora de Lourdes, Maria da Conceição Santos ingressou na Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. Em 19 de março do mesmo ano, dia dedicado a São José, ela fez seus primeiros votos religiosos nesta congregação mineira, passando a se chamar, a partir desta data, Irmã Benigna Victima de Jesus. Por amor e inspiração divina, ela escolheu este nome, entregando-se à plena vontade de Deus.
Iniciou seu apostolado prestando serviços religiosos nos locais designados pela congregação. A Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, em Itaúna/MG, foi o primeiro local onde trabalhou. Lá, fez os votos perpétuos no dia 6 de janeiro de 1941 e diplomou-se em enfermagem. Em 1º de janeiro de 1943, foi nomeada Madre Superiora, assumindo, então, a direção desta casa. Em seu novo cargo, fundou uma maternidade que deu assistência às mães carentes. Depois de 12 anos de dedicação e trabalho, Irmã Benigna encerrou, com louvor, sua missão em Itaúna, com a certeza de que, através da fé e devoção a Nossa Senhora, havia levado luz a muitas famílias.
A exemplo dos Santos, Irmã Benigna também sofreu calúnias, tais como os rumores de uma possível gravidez e a acusação de ser uma freira comunista, sendo, pois, no ano de 1948, transferida em uma viatura policial para o Asilo São Luiz, na Serra da Piedade, em Caeté/MG, onde soube da demolição da maternidade em Itaúna.
Na Serra da Piedade, Irmã Benigna foi colocada em um chiqueiro, adquirindo, assim, várias doenças. Dr. José Nogueira, médico e amigo, ao visitá-la, percebeu a extrema fragilidade de sua saúde e, temendo o pior, comunicou o fato à diretora da casa, dizendo-lhe que a congregação seria responsabilizada por ele, caso algo acontecesse à religiosa.
Em 1950, Irmã Benigna foi designada a prestar serviços em um Asilo Hospital, na cidade de Lambari/MG.  Incansável, ela deixou ali suas marcas, desenvolvendo um grande trabalho como parteira e enfermeira, dedicando carinho e amor a todos, sem distinção, e ensinando que a oração é a força para vencer todas as dificuldades e o caminho para se obter as graças de Deus, junto a Nossa Senhora. O número de pessoas daquela cidade que reconheciam dons especiais e divinos em Irmã Benigna era cada vez maior.
Em 1955, Irmã Benigna foi para Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Lavras/MG. Às alunas do colégio, ela ensinava a piedade, a fé e a importância da devoção a Nossa Senhora. Era comum encontrar alunas aflitas pedindo a Irmã Benigna orações para serem felizes nas provas.  E Irmã Benigna rezava sempre com elas, cativando-as com seu exemplo de abnegação, trabalho, e, principalmente, caridade. Em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, Irmã Benigna construiu uma belíssima gruta que foi destruída, logo depois de sua transferência para a cidade de Sabará/MG. Nesta cidade, no ano de 1960, Irmã Benigna trabalhou na Santa Casa de Misericórdia. Lá, junto aos mais carentes, ela dedicou seu tempo, sua afeição e todo seu amor. Através da “Salve Rainha”. Irmã Benigna ensinava que, por intermédio de Jesus e de Nossa Senhora, tudo podia ser resolvido. Inúmeras pessoas receberam benefícios e foram curadas através da suas orações. No meio de médicos, doentes e moradores, ela atuou divinamente, mostrando o caminho para se chegar a Deus.
Em 1963, Irmã Benigna voltou a prestar seus serviços no Asilo São Luiz, lá permanecendo até 1966, quando foi chamada para ajudar na reconstrução do Lar Augusto Silva (Lavras/MG). Sua chegada foi uma bênção para os velhinhos, órfãos e crianças que passavam por muitas dificuldades. 
Irmã Benigna viveu nesta casa os últimos dezesseis anos de sua vida. Como apóstola de Jesus e devota de Nossa Senhora, auxiliava e socorria todos os necessitados. Cumpria sua vocação religiosa de maneira missionária e assistencialista. Era sempre procurada por pessoas de todas as classes sociais. Tratava todos igualmente, sempre com um sorriso largo, irradiando alegria e fé. Tinha grandes amigos em Belo Horizonte, Lavras e outras regiões do Estado, que sempre a amparavam nas dificuldades. Quando faltava alimento no asilo, ela ligava para esses amigos e, logo, era atendida.
No dia 30 de junho de 1977, em reconhecimento aos trabalhos prestados à comunidade de Lavras, a Câmara Municipal da cidade, por votação unânime, conferiu a Irmã Benigna o título de cidadã honorária. (Projeto de Resolução: 003/77).
Em 16 de agosto de 1980, Irmã Benigna, com a ajuda dos amigos e com grande sacrifício, inaugurou a construção da Capela de São José, permitindo que celebrações eucarísticas fossem realizadas para os velhinhos do asilo num local mais próximo. No dia 16 de agosto de 1981, em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, ela inaugurou uma linda gruta, em frente à Capela de São José.
Na noite de 12 de outubro deste mesmo ano, Irmã Benigna foi internada no CTI do Hospital Prontocor, em Belo Horizonte, com fortes dores no peito. Um marcapasso foi colocado na tentativa de salvar-lhe a vida. Mesmo com a saúde bastante debilitada, ela, no leito daquele hospital, rezava com cada um que a procurava.
No dia 16 de outubro de 1981, após uma vida de entrega, doação e partilha, o coração imenso de Irmã Benigna parou, deixando marcas profundas de como se deve trilhar o caminho do próprio Cristo, através do exercício da caridade. Sua obra havia terminado aqui na Terra.
DEVOÇÃO A IRMÃ BENIGNA: Irmã Benigna, mesmo após sua morte, continua sendo um anjo protetor para todos. Seu nome eleva e enaltece a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. Milhares de devotos continuam a pedir sua intercessão junto a Deus, tornando seu túmulo, localizado no jazigo 145, quadra 9 do Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte, um dos mais visitados, há mais de 28 anos, em razão dos inúmeros milagres atribuídos a ela.
Irmã Benigna é reconhecida como a “Santa da Hora”, além de ter se tornado para seus devotos a “Santa da Salve Rainha e da Fartura”, devido à força de sua intercessão. Todas as segundas-feiras, a partir das 14h, fiéis se reúnem em oração em seu túmulo, onde é celebrada a Santa Missa e rezada, em seguida, a Novena de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, no desejo imenso de que, dentro em breve, ela esteja em todos os altares do Brasil e do mundo.
Irmã Benigna caminhou à luz de Deus direcionada pelas orações. Despojou-se para serví-lo, obediente a seus mandamentos e em ações de entrega, doação e caridade. Viveu para a glória de Jesus e de Maria Santíssima. Exercendo a plenitude de seus dons sem distinção ou acepção de pessoas, Irmã Benigna ensinava aos que a procuravam que a oração é a força para vencer todas as dificuldades e o caminho para se chegar a Deus.  

Suas orações principais: A Santa Missa, Oração do Santo Rosário, Oração Santo Terço, Novena a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, O Ofício de Nossa Senhora, A Ladainha de Nossa Senhora, Oração da Santa Cruz e outras. Porém, uma oração eternizou sua presença entre nós - a Salve Rainha: "Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém". 

ORAÇÕES ENSINADAS POR IRMÃ BENIGNA:

A NOVENA DE FOGO: Rezar (9) nove “Salve Rainha”, de hora em hora, (9) nove horas seguidas.
Aviso: A Novena de Fogo deve ser feita sem interromper a seqüência das horas, sendo que, a cada hora, reza-se (9) nove Salve Rainha.  

DEVOÇÃO: NOVENA DAS 90 “SALVE RAINHA”*
*Revelada por Irmã Benigna a uma freira da congregação

Duas formas de se fazer a novena das 90 Salve Rainha:

1ª) Reza-se a oração da “Salve Rainha” várias vezes ao dia – até inteirar as 90 (noventa) “Salve Rainha”.

2ª) Reza-se de uma só vez as 90 (noventa) “Salve Rainha”, pedindo a Irmã Benigna que interceda junto a Deus e a Nossa Senhora para que uma graça seja alcançada.  

ORAÇÕES COMPOSTAS EM HOMENAGEM À IRMÃ BENIGNA E PARA ALCANÇAR GRAÇAS ATRAVÉS DE SUA INTERCESSÃO:

ORAÇÃO PARA A BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ BENIGNA

Ó, Irmã Benigna, tua vida foi uma oferta de amor a Deus e aos irmãos. Tu uniste teu sofrimento às Dores de Jesus e de Sua Mãe Santíssima no Calvário.

Tu dizias sempre que te fizéssemos nossos pedidos quando fosses para o Céu.
Nós temos comprovado a Força de tua intercessão junto a Jesus e à Virgem Maria.

Confiantes, te suplicamos agora: concede-nos (pedem-se as graças) e a salvação de nossas almas.

Agradecidos, rogamos ao Pai que, em breve, tu sejas elevada à honra dos altares da Santa Igreja, para a Glória da Santíssima Trindade. Amém. 

TERÇO EM HONRA DE IRMÃ BENIGNA*

* Com Aprovação Eclesiástica

(Para ser rezado nas contas do Rosário)

Nas contas do Pai-Nosso:
Minha gloriosa Irmã Benigna nas vossas maiores aflições e tribulações a Virgem Maria e os anjos não vos valeram? Valei-me Irmã Benigna!

Nas contas das Ave-Marias:
Irmã Benigna valei-me em minhas maiores necessidades!

No final reza-se um Pai-nosso, uma Ave-Maria e uma Salve Rainha.

ORAÇÃO PARA SE OBTER GRAÇAS POR INTERMÉDIO DAS DORES DE IRMÃ BENIGNA
Autor: José Vanderlei das Dores

Ó Deus que ensinastes à vossa serva Irmã Benigna a aceitar com grande resignação, todo sofrimento e humilhação que esteve opressa, nós Vos suplicamos, ensinai-nos também a aceitar dignamente e com humildade as provações que nos são necessárias para nossa salvação.

Ó Irmã Benigna, intercedei por nós junto a Deus para merecermos obter os dons do Divino Espírito Santo, para bem nos conduzir durante a nossa caminhada aqui na Terra. E assim, invocá-lo: Ó fonte de luz e fortaleza que nos faz conhecer o bem e praticá-lo. Ensinai-nos a orarmos ao Deus de nossa vida e aceitarmos, ó Senhor, o Vosso jugo que nos fará leves.

Ó Irmã Benigna, queremos nesta breve oração, honrar as dores localizadas no Vosso Santo Corpo e, em nome delas, solicitar-vos: sede nossa advogada junto a Deus, para que obtenhamos a graça (...) e a salvação eterna. E se depender de nossa vontade, ó Deus, nós vos pedimos: concedei apressar a santificação de Vossa Serva Irmã Benigna, e assim, poderemos dar-vos graças pelos benefícios que temos recebido, sempre que invocamos a eficácia de vossa intercessão.

Ó Deus, que nos presenteais com o dom da vida, nós Vos bendizemos e Vos suplicamos que, como Vossa serva, dominemos o ódio, a malquerença e o orgulho e, pela vossa santa cruz, concedei-nos aprender a vencer todos os inimigos visíveis e invisíveis. E, pelos méritos de Irmã Benigna, ó Deus, vencer as ciladas do demônio e nos conduzir ao Reino da Eterna Glória, através das dificuldades desta vida. Assim vos pedimos por Jesus Cristo, nosso Senhor, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade com o Espírito Santo por todos os séculos. Amém!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

IRMÃ BENIGNA VICTIMA DE JESUS, rogai a Deus por nós!

* TODOS OS DIREITOS AUTORAIS DESTA ORAÇÃO FORAM DOADOS PARA AMAIBEN - ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DE IRMÃ BENIGNA.

Irmã Benigna caminhou à luz de Deus direcionada pelas orações. Despojou-se para serví-lo, obediente a seus mandamentos e em ações de entrega, doação e caridade. Viveu para a glória de Jesus e de Maria Santíssima. Exercendo a plenitude de seus dons sem distinção ou acepção de pessoas, Irmã Benigna ensinava aos que a procuravam que a oração é a força para vencer todas as dificuldades e o caminho para se chegar a Deus.
Espacojames - Leia mais: http://www.espacojames.com.br/?cat=37&id=3799#ixzz2JH3JWW3V
 

4 comentários:

Anônimo disse...

E minha Santinha do coracao, nao porque alcanco todas gracas por seu intermedio, mas simplestmente pelo seu olhar de tamnanha docura e pureza... Tenho fe na Virgem Maria que sera logo beatificada na Terra,porque pedrante a Virgem Maria e ao Divino Pai Eterno ja esta beatificada.Gloria ao Pai Eterno e a Virgem Maria e Vos minha doce e singela pureza Irma benigna. Eternamente grata por todas as gracas alcancadas e por todas as encarnacoes que um dia virei a ter ainda....luciene- sete lagoas.

Luciene disse...

Novamente venho pedir sua inetercessao a Virgem Maria e agradecer todas as gracas alcancadas e que virei a alcancar... Obrigada eternamente obrigada. Peco que interceda por minha filha Leticia para que seja agraciada em conseguir um trabalho o mais rapido possivel minha linda,doce e sempre singela Irma Benigna.... Ah!Ah!Minha doce Irma Benigna atente mais uma vez essa Mae que implora a sua intercessao a Virgem Maria Mae de Jesus Cristo.... Luciene

Anônimo disse...

Oh! Minha singela edoce Irma Benigna nao tenho palavras para agradecer tantas gracas alcancadas atraves de Vos a nossa Mae Nossa Senhora Mae de todos nos...Venho mais vez pedir intercessao pelo meu filho... Abrandar o seu coracao e mostrar a ele que seus Pais so querem seu bem. Querida e doce Irma Benigna intercedei mais uma vez por essa Mae que vem ao seu auxilio novamente e venho mais uma vez pedir inteessao para meu irmao deixar essa bebida e agradecer a Vos por interceder pelo meu irmao qdo esteve internado entre a vida e a morte... Mostre a ele que o caminho da bebida e das mas companhias nao tem volta . So tem volta quando temos Deus e Nossa Senhora a nossa frente.obrigada.... Hoje nao vou me indentificar, mas Vos sabes quem sou. Mae sempre Mae.

Anônimo disse...

Gloriosa, amada Irma Benigna obrigada, obrigada... Peco mais uma vez que Interceda a Virgem Maria para abrandar o coracao de meu filho... Mostre a ele o caminho da humildade, fe, paciencia e principalmente nao deixar a fe dele e de sua irma leticia seja abalada nunca. Nao deixe minha doce e terna Irma Benigna nada de mal acontecer com meus filhos... Ah! Minha Linda E doce Irma benigna nao tenho palavras para agradecer tudo que tem feito por min e meus filhosLuciene.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...