terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

SOBRE O DOMÍNIO DA VIDA



Em todos esses anos como estudante de misticismo rosacruz fui sabatinado muitas vezes por pessoas que ainda pensam que estudantes de misticismo são alienados, que vivem olhando horóscopo de jornal e entoando mantras para alcançar o êxtase do sei lá o quê. Sempre argumentei com tranqüilidade porque essa idéia é muito antiga e por mais que explicamos as pessoas insistem em dizer o contrário. Mas há pouco tempo tive que ouvir de um Gnóstico que os rosacruzes são muito pretensiosos em acreditar que alcançarão o Domínio da Vida nessa encarnação. Depois de respirar algumas vezes para não dizer que por essas e outras que eu acredito que “enquanto houver cavalo São Jorge não anda a pé”, respondi para aquele “Zé ruela” que as coisas não são bem assim como ele pensava (tenho minhas dúvidas se existe algum vestígio de massa cinzenta naquela cavidade craniana que ele chama de cabeça), que o domínio da vida o qual a Tradição Rosacruz se refere em suas monografias é o estudo das Leis Divinas sob as quais todos nós vivemos independente de acreditar ou não em Deus, ou seja, o Domínio da Vida não é nada mais do que o estudo das Leis de Deus, e de posse desse conhecimento passamos a viver de acordo com essas Leis, alcançando assim a maestria no que diz respeito a alguns setores da vida. O Domínio da Vida quer dizer direcionamento e não controle se fosse simples assim, todo estudante Rosacruz seria rico, feliz, bem sucedido em tudo e sem problemas. A vida pareceria um tarde de domingo sem grandes desafios e sem muita coisa a nos exigir. Ou seja, muito sem graça!
Falando sério e com um pouquinho mais de profundidade, acredito que a medida em que nos desenvolvemos e enriquecemos em conhecimento e experiência, bem como no uso de nossa natureza psíquica, estamos aumentando o nosso auto-domínio, porque o domínio do Eu implica na utilização desse Eu, no emprego de tudo aquilo que é ou contribui para a natureza do Eu, isso significa que desenvolvendo física, mental e psiquicamente, para obter harmonia e equilíbrio alcançaremos o Domínio da Vida.
Existe um fator que se torna evidente à medida que nos adiantamos, à medida que alcançamos sucessivos graus de desenvolvimento. Trata-se do fato de que o Domínio da Vida absoluto jamais será alcançado no período de uma só existência, diferentemente do que pensa a besta humana a que me referi acima. Isso acontece pelo simples fato de que não tempos condições de dominar em conhecimento todos os setores da vida física. Dominamos aproximadamente dois ou três setores e somos desafiados a dominar outros, mas muitas vezes não temos aptidão para alcançar o domínio de um ou outro setor. Em outras palavras, não podemos alcançar um estado de perfeição absoluta antes que tenhamos nos desenvolvido ao ponto em que não haja um estado evolutivo mais avançado, ou que tenhamos atingido o ponto a que comumente nos referimos como um estado de retorno ao próprio infinito, do qual viemos e ao qual deveremos voltar. Alguém aí pensou em reencarnação? Acertou.
Portanto, qualquer grau de progresso constitui um grau de maestria, porém, o Domínio da Vida absoluto está mais adiante. Quando consideramos seriamente a idéia de que o conhecimento final é infinito, em contraste com o finito, podemos tornar bem conscientes do fato de que, à medida que nossa vida se desenrola, cada experiência, cada elemento de conhecimento, se constitui num meio para descortinarmos um novo horizonte, que é parte de uma nova fase do nosso progresso, onde surgem novas questões e experiências, novo conhecimento, uma nova vida.
A consecução e a maestria são condições que temos de elaborar como parte da nossa vida global. A compreensão das circunstâncias da vida, como os fatores que a contribuem e aqueles que inibem o nosso viver, poderá nos ajudar em nosso desenvolvimento global, porém, esse desenvolvimento deve prosseguir até que essa dualidade seja equilibrada e passamos a caminhar no caminho do meio. Assim progrediremos mais rápido quando as condições forem favoráveis e com mais profundidade quando as condições forem contrárias.
Ufa!!! Desabafei

6 comentários:

Giovani disse...

Em apenas uma vida alcançar o domínio da vida pode sim soar como pretensão. Mas quem pode garantir que essa é a primeira vida que o estamos buscando? Então, se não seria a primeira, não é impossível de ser alcançado na encarnação presente. Se ninguém o alcançasse na encarnação presente, não existiria ninguém com o tal Domínio, o que não é bem verdade. Pra quem procura, mesmo que com outro nome, é possível achar. Mas pra quem não procura, realmente, é impossível!

Josué Jabes disse...

O Domínio da vida é possível alcançar sim, desde que você deixa o coração falar, que é a Rpsa Desabrochada.

Renato Cardoso disse...

Valeu pelo comentário Giovani,
mas eu acredito que o Domínio da Vida absoluto está além do físico, mesmo que cumpramos todas as etapas a ponto de não reencarnamos mais, no mundo espiritual devem ter outras oitavas a serem alcançadas antes de atingirmos a mestria espiritual.
Paz Profunda e TFA

Renato Cardoso disse...

Concorde Josué, valeu!!!

luis renato disse...

realmente os céticos atiram pedras, são críticos e por vezes amargos ,tem pensamentos frutos de uma intolerância religiosa e preguiça mental por não se darem ao prazeroso trabalho que nos buscadores tao bem conhecemos que é buscar o domínio da vida.se nesta vida não sei se em outra também não, mas quem tem pressa,quando se pratica o viver no tempo presente?quem tem pressa sabendo que se tem a eternidade?
``não sei aonde estou indo só sei que estou no meu caminho´´

Renato Cardoso disse...

Obrigado pelo comentário Luiz, que bom que você está no seu caminho. Melhor é saber que estamos juntos nele.
Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...