domingo, 24 de abril de 2011

SÃO PACÔMIO

São Pacômio, que tem seu dia comemorado em 9 de maio, nasceu em Thebaid no Egito, e morreu em Tabennisi no Egito no dia 15 de maio de 348 .
Pacômio era filho de pais pagãos e convocado par ao exercito de Tebas com 20 anos e provavelmente ajudou o Imperador Maximinus em sua guerra contra Licinius e Constantino.Quando a unidade chegou em Thebas os oficiais notando a relutância dos recrutas eles os aprisionaram. Eles foram levados Nilo abaixo como virtuais prisioneiros sob terríveis condições.
Mas os soldados eram alimentados e tratados com bondade pelos cristãos de Latopolis enquanto eles eram embarcados através do Nilo e Pacômio ficou impressionado com isto. Quando o exército debandou após a derrubada de Maximinus ele voltou a Khenoboskion ( Kasr-as-Sayd).
A bondade dos cristãos levou Pacômio a indagar sobre sua fé e ele passou a ser um dos cristãos nas catacumbas e em 314 DC ele recebeu o batismo.
Pacômio desejava ser um homem fiel e servir a Deus com perfeição e desejava também ser um exemplo aos demais. Ele conheceu um eremita chamado Palaemon e pediu para ser seu seguidor. Eles viviam de uma forma muito austera ganhando dinheiro para ajudar os pobres e para a sua própria subsistência e freqüentemente oravam a noite. Pacômio não usava vinho nem óleo em sua comida até mesmo na Páscoa e freqüentemente orava noites inteiras. Andava descalço sobre pedras para lembrar do sofrimento de Cristo na cruz.
Um dia em 318 enquanto caminhava no Deserto de Tabernnisi a margem do Nilo, ao norte de Thebas Pacômio ouviu uma voz dizendo que ele deveria construir um monastério naquele local. Ele também experimentou uma visão na qual anjos dirigiam a sua vida religiosa.
Os dois eremitas construíram uma casa juntos, em 320. O primeiro seguidor de Pacômio foi o seu irmão João, que escreveu a primeira regra para os monges e em pouco tempo eles estava com 100 monges.
Pacômio escreveu a primeira regra de comunhão para monges e foi uma inovação para os monges eremitas. O seu estilo de vida era severo mas menos rigoroso que os monges eremitas típicos. Seu hábito era uma túnica de linho com um capuz que impedia de ver o outro monge enquanto ele comia e o silencio era imperativo.O silencio era observado a todo tempo. Ele usava em seus ombros uma pele de cabra chamada de Melotes.Os monges aprendiam a bíblia diariamente e se juntavam diariamente para as orações.Os trabalhos de cada um eram proporcionais a sua força.
Eles recebiam a Sagrada Comunhão no primeiro e no ultimo dia da semana. Os noviços eram testados com maior severidade antes de serem admitidos, receberem seus hábitos e proferirem seus votos.
A sua regra influenciou São Basil e São Benedito (criador da Ordem dos Beneditinos). 32 passagens da Regra Beneditina são baseadas nas regras de São Pacômio.
Pacômio passou 15 anos sem se deitar e às vezes tirava um descanso sentado em uma rocha. Ele dispensava o sono porque queria empregar seu tempo nos exercícios do Amor Divino. Desde a sua conversão ele nunca comeu uma refeição completa. O santo com o maior cuidado confortava e recebia em sua comunidade os doentes e nunca rejeitou nenhum muito doente ou fraco . O santo monge deseja levar almas para o céu e o fervor o levada ao caminho da perfeição.
Ele abriu 6 outros monastérios e um convento para irmãs no lado oposto do Nilo (mas nunca as visitava) e 336 viviam em Pabau, perto de Thebas o que mais tarde ficou maior e mais famoso que o de Tabennisi. Ele era um excelente administrador e agia como Superior Geral.
As comunidades se dividiam em casas conforme o que faziam tais como padeiros, agricultores e costureiros. Os produtos dos Mosteiros eram vendidos em Alexandria. Por causa de sua vida como militar ele transferia monges de uma casa para outra, para o bem do todo, como se fosse um general . Havia os superiores locais e diácono responsável por cada casa. Todas estas autoridades se encontravam a cada ano na Páscoa e em Agosto para rever os feitos anuais e planejar o ano seguinte.
Pacômio construiu uma igreja para pobres pastores e agia como reitor, mas ele recusava ordenar ou apresentar seus monges para serem ordenados embora permitia que padres servissem em sua comunidade.Pacômio também tinha um enorme sendo de justiça. Embora o dinheiro recebido era destinado aos pobres, quando um dos procuradores vendia algo por um preço mais alto que ele já havia ordenado, ele mandava que o dinheiro fosse devolvido aos compradores e castigava o procurador por avareza.
O autor de sua Vita nos consta que o santo tinha o dom das línguas. Embora nunca tivesse aprendido Latim ou Grego ele podia falar fluentemente ambas.
Pacômio também é creditado com vários milagres. Curava varias doenças ou aflições mas com uma cláusula ou condição: “somente se fosse para o bem de sua alma”.
O seu discípulo predileto, São Theodorus, que após a sua morte o sucedeu como Superior Geral tinha uma perpétua dor de cabeça. Pacomio quando pedido para orar pela sua cura respondeu: “Embora abstinencia e oração são de grande mérito, a doença sofrida com paciencia tem mérito ainda maior”.
Pacômio foi um oponente do Arianismo e por esta razão foi denunciado no Concílio de Bispos em Latopolis, mas foi completamente inocentado.
Embora nunca sido ordenado ele era muito respeitado e foi visitado por Santo Athanasius em 333 DC. Na época de sua morte havia 3000 (algumas fontes dizem 7000) monges em nove Mosteiros e dois Conventos para mulheres. Ele morreu em uma epidemia em 348 DC. Foi uma das maiores figuras da história do monasticismo.
Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um eremita segurando as tábuas de suas regras; ou é mostrado com anjos trazendo para ele as regras monásticas; ou tentado pelo demônio; ou com São Palaemon; ou caminhando entre serpentes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...