sexta-feira, 9 de setembro de 2011

HARVEY SPENCER LEWIS (1ª PARTE)


Fontes: Revista Um Renovador do Rosacrucianismo
             Livro: Harvey Spencer Lewis - Um mestre da Rosacruz
Harvey Spencer Lewis nasceu em Frenchton, Nova Jersey em 25 de novembro de 1883, era descendente de Gauleses e filho de pais metodistas que lhe deram a oportunidade de ter uma ótima educação. Desde tenra idade viveu experiências místicas profundas e reveladoras já demonstrando um alto grau de evolução.
Realizou várias pesquisas tanto no campo científico quanto no filosófico, foi um excelente homem de negócios. Sua carreira iniciática começou ainda muito cedo, iniciado nos mais altos graus em diversas Sociedades Iniciáticas não só ocidentais mas também orientais. Durante anos foi presidente do Instituto de Pesquisas Psíquicas de New York sendo considerado uma autoridade na área.
Em 1904 H. Spencer Lewis foi encarregado da redação do Evening Herald de New York Institute for Psychical Rosearch. Grupo composto de cientistas e médicos. Sob a direção de Lewis o New York Institute for Psychical Research realizou pesquisas visando aferir as reais capacidades dos médiuns, o que levou a desmascarar, mas de cinqüenta simuladores.
Essas pesquisas não satisfizeram o Sr. Lewis, pois ele não acreditava em hipótese nenhuma que os fenômenos produzidos pelos médiuns provinham da manifestação de espíritos, e sim de faculdades psíquicas ainda desconhecidas.
Na primavera de 1908 na quinta-feira depois da Páscoa, quando ele se sentava em sua poltrona para realizar a sua meditação diária, teve uma experiência mística que mudou sua vida. Nessa experiência ele compreendeu que o conhecimento que aspirava não estava nos livros e sim dentro do seu próprio ser.
Baseando se no equilíbrio entre ciência e misticismo Lewis abriu caminho para o desenvolvimento de um caminho novo, de desabrochar individual orientado para a realização do Eu através de aplicações concretas destinadas a desenvolver problemas do cotidiano.
Parafraseando Willian Blake, “quando o homem quer alguma coisa com convicção, o Universo inteiro conspira a seu favor”, o Universo conspirou para que H. Spencer Lewis cumprisse seu destino. Sem dinheiro para viajar até a França e conhecer os Rosacruzes um oportunidade inesperada surge. Seu pai, Aaron Lewis, perito em documentos, mas também genealogista precisou de um assistente para levar a França e fazer pesquisas por conta da família Rockfeller. Após as pesquisas genealógicas que demandaram uma semana inteira de trabalho Harvey Spencer Lewis pode encontrar com o seu contato na França, o Professor de línguas de Bulevar Sant-Merri que até hoje não foi identificado. Mas alguns historiadores acreditam que seja Henri Durville, cuja loja, era ao mesmo temo biblioteca e sociedade de edições. Por dois dias Spencer Lewis foi entrevistado por aquele homem para sondar qual eram as intenções do americano. Ao final do segundo encontro foi orientado ao visitante que fosse ao sul da França receber outras instruções.
Mais uma vez a Divina Providência entrou em ação, pois seu pai continuaria suas pesquisas exatamente ao sul da França. No dia seguinte Lewis chegou a Toulouse e se dirigiu a torre do Capitólio afim de consultar os arquivos da cidade. Nesse ínterim ele foi a sala dos Ilustres do Capitólio, onde teve uma breve reunião com um homem que lhe passou um endereço onde ele deveria ir para encontrar outros rosacruzes. Spencer Lewis não indicou o nome desse homem, mas disse que o mesmo tinha a profissão de fotógrafo. Indo de táxi ao endereço que o fotógrafo o indicara atravessando a cidade fazendo um trajeto de alguns quilômetros até chegar a uma construção que continha uma velha torre. Após subir alguns degraus de uma escada circular chegando ao andar superior, onde foi acolhido por um homem idoso com barba comprida e longos cabelos brancos.
No local onde se encontrara ele pode observar uma infinidade de livros. O homem  que o acolheu era o arquivista da misteriosa e sagrada Ordem Rosacruz. Um grupo de iniciados que atuavam em sigilo. Após ter lido alguns arquivos mostrados pelo arquivista o mesmo informou que ele havia sido julgado digno de saber mais sobre a Algusta Ordem dos Rosacruzes  que iria encontrar o Grande Mestre da Ordem naquele dia... continua.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...