quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O CHAMADO


Está aí um dos mistérios da Senda Mística, O Chamado é a origem do trilhar no Caminho Místico.
Há um momento na vida em que a pessoa sente uma irresistível atração sobre os assuntos relacionados aos poderes da mente, mistérios da vida (que não existem, porque quando passamos a conhecê-los eles deixam de ser mistério), além de meditação, mundos paralelos, encontros com o insólito etc., passam a realizar pesquisas, leituras e buscar fontes confiáveis para se aprofundar nos assuntos que mais lhe interessou. Começa a fazer um ou outro exercício que aprendeu nos livros de auto-ajuda que não serva para nada. Não satisfeita com os conceitos superficiais e sentindo no coração que deve procurar por outros caminhos, acaba conhecendo alguma Ordem Iniciatica. Conhecendo a história, se informando melhor sobre aquela Tradição perceberá que ali pode estar o que procura. O candidato tem de estar atento às informações para não ser enganado por pseudo-organizações que se auto-proclamam herdeiras de uma tradição antiga com raízes Egípcias, Romanas, Gregas, Orientais. Fique atento a essas armadilhas, pois o que mais se vê são pessoas que adquiriram algum conhecimento em alguma Ordem, tentaram modificar os ensinamentos tradicionais de acordo com as suas conclusões. Como não conseguiram se julgaram incompreendidos e deixaram a Ordem a qual eram afiliados, unindo-se posteriormente a dissidentes de outras Ordens e criaram a sua própria, sem história, tradição ou fontes confiáveis baseada em “achismos” e num ego que precisa ser alimentado e adorado pelos que estão desesperados a procura de um mestre para guiá-los.
Se tratando de um Chamado legítimo a pessoa ultrapassa rapidamente essas armadilhas e começa a prestar mais atenção ao que procura separando o joio do trigo, aprendendo a reconhecer fontes confiáveis concluindo que ainda não está pronta e portanto não encontrou o seu Mestre.
“Quando o discípulo está pronto o Mestre aparece” O mais famoso axioma do Ocultismo que a mim particularmente é passível de questionamento. Se o discípulo está pronto ele não precisa de Mestre, ele já realizou em si as núpcias alquímicas com a união do seu Mestre Exterior com o seu Mestre Interior. Ele deixou de ter idéias e opiniões fragmentadas. Seus desejos são os desejos de Deus, suas idéias estão em conformidade com as Leis Divinas, sua conduta é reta e pura como as Leis Morais sendo assim, pra que um mestre? Acredito que isso possa ser uma daquelas armadilhas da vida para separar o Discípulo sério, do discípulo curioso que lê, medita participa de algumas iniciações só para saber o que vai dar. O Discípulo com “D” maiúsculo é a pessoa que recebeu o verdadeiro Chamado sabe que vai precisar de muita, mais muita disciplina e auto-disciplina para alcançar os resultados pretendidos. Disciplina e coragem é o preço a pagar para voltarmos novamente a Fonte Original de tudo que existe.
Tem sido muito comum nos dias de hoje as pessoas tomarem conhecimento de alguma seita, culto ou religião new-age. Se afiliam a ela acreditando que recebeu um Chamado quando não passa de uma simples curiosidade.
A disciplina está para o místico do mesmo modo que a beleza está para o desabrochar de uma rosa. Um não existe sem o outro. É preciso se disciplinar para fazer suas orações todos os dias, se possível no mesmo horário, meditar, ler muito a ponto de a leitura ser considerada quase uma compulsão e ainda se dedicar aos exercícios de desenvolvimento mental que muitas vezes levam tempo para que alcançarmos os resultados pretendidos.
A disciplina pode ser considerada um processo de exclusão para aqueles que são meros curiosos que acham que receberam o chamado e os que querem pagar o preço de uma vida de aprendizado constante.
O aprendizado constante é a forma que o verdadeiro místico vê a vida, pois passa a encará-la como uma pergunta e não como uma resposta.
Há pessoas que fazem do ingresso a uma Ordem ou a procura de mestres, a razão da sua vida, e fazem qualquer coisa para isso. Nenhuma Ordem séria tem o mínimo de interesse em pessoa assim, por isso são restritivas.
A pessoa que recebeu o chamado não tem garantia nenhuma que vai ingressar em alguma Ordem ou entrar em contato com Mestres. Quando o chamado é autêntico a pessoa não ser preocupa com isso, porque o objetivo principal do chamado é melhorar a pessoa despertando nela a sede por conhecimento profundo sobre as Leis Espirituais de forma que ingressar em Instituições Místicas não é uma prioridade para a pessoa.
O que poucos compreendem é que contatos com Mestres é uma conseqüência da busca e isso só pode acontecer se a busca for sincera, mantendo-se o empenho na direção do auto-aperfeiçoamento. Muitos inverteram as prioridades e fazem da busca por Mestre um fim e não um meio, a conseqüência disso é que não há desenvolvimento, apenas auto ilusão o que faz desses pseudo-buscadores meros leitores que se julgam grandes eruditos altamente preparados.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...