domingo, 2 de janeiro de 2011

SOBRE A NECESSIDADE DAS RELIGIÕES E ORDENS INICIÁTICAS



Foi com muita alegria que completei no último dia 23, o primeiro mês (espero que de muitos) o meu ingresso a blogsfera com a criação do blog Por Entre os Pilares. Nestes 30 dias foram contabilizados pouco mais de 300 acessos, 3 comentários e alguns emails me parabenizando pela iniciativa. Hoje peço licença a vocês leitores e seguidores pela informalidade do texto para esclarecer um ponto ainda obscuro para alguns. Constantemente sou questionado sobre a utilidade de fazer parte de uma Ordem Iniciática (já me perguntaram até se isso dá dinheiro!). Pergunta feita muitas vezes por religiosos fanáticos, religiosos desinformados e algumas poucas vezes por ex-membros de Ordens Iniciáticas (os que não aprenderam nada). Muito bem! Expliquei o conceito de Misticismo e suas características nas postagens anteriores e acredito que foram bem entendidos. A pergunta é; por quê ingressar em uma Ordem Iniciática se Jesus disse que é o Caminho, a Verdade e a Vida? Tem também, não é melhor estudar somente os Evangelhos? Sem querer polemizar, mas tendo certeza que o farei acredito que se todos nós tivéssemos capacidade suficiente para entender e vivenciar os mandamentos do Cristo, a Bíblia Sagrada seria reduzida a um só mandamento “Amai o teu próximo como a ti mesmo”. Porque se nos amassemos, amaríamos e respeitaríamos o próximo como a nós mesmos, não julgaríamos o próximo como julgamos a nós mesmos, perdoaríamos a quem nos tem ofendido se perdoássemos a nós mesmos, não mataríamos o próximo como matamos a nós mesmos (nos matamos diariamente quando desistimos dos nossos sonhos, desistimos de ser nós mesmos para agradar o namorado(a), marido/esposa ou qualquer outra pessoa que se nos amasse nos aceitaria do jeito que somos).
Por tanto meus caros, temos que entender que somente o amor pelo Pai e por nós mesmos poderá retirar o véu simbólico da ignorância. Isto feito conheceremos a verdade que nos liberta, não só na teoria mas também na prática. Não necessitaremos dessa diversidade de religiões, ordens iniciática e afins. Nesse dia, haverá somente A Religião, com o objetivo pelo qual foram criadas todas as religiões, religar (reintegrar) o homem ao Deus do seu coração. Será um novo tempo em que não precisaremos mais de caminhos para chegar ao Pai porque as orientações do Deus do nosso coração será o caminho, a verdade e a vida.
Mas enquanto estivermos vazios de Ágape, o amor puro e verdadeiro, continuemos todos com as nossas religiões, parafernálias mágicas como querem alguns e as Ordens Iniciáticas.
Comentários!!!
Que a divina Sophia nos ilumine sempre.

2 comentários:

JoséMaurício Guimarães disse...

Prezado Renato: comecei a ler as matérias postadas no seu blog. Pelo que vi até agora, o conteúdo é excelente e o design muito conciso e estético. Parabéns. Vou tornar-me um seguidor e acrescentarei um link sobre seu trabalho no meu blog. Abraçso do José Maurício (EKISLIBRIS)

Leo Artaud Toledo disse...

José Maurício, estou muito feliz e satisfeito com suas postagens. Parabéns pelo seu trabalho. O texto é maravilhoso, eu o publicarei no meu blog sobre espiritualidade e magia, com as devidas referências, muita paz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...