sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

MISTICISMO


Antes de apresentar a minha definição pessoal sobre o termo Misticismo, termo esse tão vilipendiado, menosprezado, incompreendido pelos incautos e céticos com necessidade de auto-afirmação, apresentarei primeiro o que o misticismo não é;
Misticismo não é a busca desenfreada por poder.
Misticismo não é um conjunto de passes mágicos onde você pronuncia nomes que ninguém entende (nem mesmo você), movimentos de braços fazendo desenhos de pentagramas no ar para trazer do nada alguma coisa para satisfazer seu ego exibicionista.
Misticismo não é invocação de demônios, pacto com seres maléficos, bodes, cabras, marreco, periquito ou borboleta.
E de uma vez por todas NÃO HÁ INVOCAÇÃO DE ESPÍRITOS.

O misticismo é um mergulho na realidade espiritual, é um meio que tem a união com Deus de nosso coração e da nossa compreensão como meta final. Reintegrar ao Criador é a meta, isso por si só explica o que é o misticismo. Sem passes de mágica, sem exageros, nomes incompreensíveis ou absurdos.

Essa palavra muito usada hoje em dia serve de desculpa para muitas formas de ocultismo, transcendentalismo difuso, simbolismo insípido ou metafísica medíocre.
Cabe a todo estudante sério devolver essa palavra ao patamar a que lhe pertence, o de ser considerada ciência e arte da vida espiritual.

A palavra misticismo propriamente dita, vem do grego mystes. Designa uma pessoa admitida a uma gnose ou ao conhecimento das realidades da vida e da morte.
Por meio de suas técnicas o místico busca respostas para “conhecer a si mesmo” e para o desenvolvimento de suas faculdades psíquicas adormecidas.

Considero o misticismo como a expressão da inclinação inata da consciência humana, uma harmonia de ordem transcendental. Qualquer que seja formula, mesmo as teológicas podem ser usadas para exprimir essa ordem.

O verdadeiro místico estuda as Leis Divinas, aplica-as no seu dia a dia, dominando sua vida, alcançando sua finalidade na experiência da “União Mística”. A essa finalidade denominamos Deus na cristandade, Alma Universal no panteísmo ou do Absoluto na filosofia. O desejo de alcançar essa união e o movimento em sua direção é realizado por meio de um processo disciplinar sincero, contínuo e rigoroso, não uma mera especulação intelectual.

Desta forma, o misticismo se distingue da religião por referir-se à experiência direta e pessoal com o Criador, sem a necessidade de intermediários ou de uma Teologia.
A crença que tal experiência é uma fonte importante de conhecimento, entendimento e sabedoria.

O misticismo explica que o homem tem uma existência física e o que ele deve fazer para que essa existência mereça ser vivida. E é nesse sentido que o misticismo torna-se um estudo prático.


Paz Profunda e que o Divino Reparador dos mundos nos proteja sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...