sexta-feira, 16 de março de 2012

FELIZ SAINT PATRICKS DAY


Por deldebbio| 17 de março de 2011
O Dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day, em inglês, e Lá ’le Pádraig u Lá Fhéile Pádraig, em irlandês), é a festa anual para celebrar o santo, que foi um missionário cristão considerado o fundador da Igreja Católica na Irlanda. É normalmente comemorado no dia 17 de março, feriado naquele país. Nesse dia há desfiles pelas ruas das grandes cidades irlandesas. As pessoas vestem-se de verde e pintam os tradicionais trevos de três folhas na face. O verde é associado ao dia de St. Patrick porque é a cor da Primavera, da Irlanda (considerada a Ilha Verde) e do trevo.
O trevo era utilizado pelo santo para explicar como a Santíssima Trindade representava o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Com o passar do tempo, as conotações religiosas da comemoração do Dia de São Patrício foram ficando cada vez mais distantes, e a data passou a ser uma celebração da amizade e da cultura irlandesa.

Nascido na costa oeste da Grã-Bretanha, a pequena localidade galesa de Banwen é frequentemente referida como seu lugar de nascimento, embora haja muitas hipóteses sobre este fato. Quando tinha dezesseis anos foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda, de onde escapou e retornou à casa de sua família seis anos mais tarde. Iniciou então sua vida religiosa e retornou para a ilha de onde tinha fugido para pregar o Evangelho. Converteu centenas de pessoas, muitas delas se tornaram monges. Para explicar como a Santíssima Trindade era três e um ao mesmo tempo utilizava o trevo de três folhas e por isso o mesmo tem papel importante na cultura Irlandesa. Foi incentivador do sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma comunitária. Um século mais tarde essa prática se propagou para o restante da Europa.
A crença popular atribui a São Patrício o desaparecimento das cobras da ilha onde fica a Irlanda sendo a razão de em algumas gravuras do santo ele aparecer esmagando esses animais com seu cajado. Mas a Irlanda nunca teve cobras… as cobras a quem as gravuras se referem eram os Druidas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...