domingo, 16 de outubro de 2011

ROSACRUCIANISMO



Todo estudante sério de misticismo desde o principio da sua caminhada na senda, sabe que existe coisas que ele nunca irá encontrar, uma delas é a certeza. Pensando bem, a dúvida é uma benção porque as certezas paralisam e impedem o nosso crescimento. Isso se aplica a história das Ordens Iniciáticas e nas constantes divergências entre historiadores no que tange as explicações sobre a origem, fundação e cronologia de diversas Organizações Místicas. Assim como a AMORC e a Maçonaria, existem várias outras rosacruzes e maçonarias além de umas trinta Ordens Martinistas, todas com sua metodologia e ensinamentos próprios para que o buscador sincero possa ali encontrar elementos que o ajude a alcançar a Consciência Cósmica e a união com o Deus de seu coração e da sua compreensão. Nenhuma é detentora da verdade absoluta mas com particularidades que atrai buscadores para essa ou aquela organização de acordo com a lei da afinidade.
O Frater José Maurício Guimarães, Frater esse que em pouco tempo passou a ser uma referência na minha caminhada como estudante Rosacruz e mais recentemente Maçônica, comentou sobre o post intitulado “A ORDEM ROSACRUZ E A MAÇONARIA”, informando com base em estudos e meditações (não em “achismos”, muito comum nos dias de hoje), que não há nenhuma relação entre a Maçonaria e a Rosacruz. Inclusive enviando uma mensagem escrita por ele dando informações sobre o assunto com o intuito de desfazer esse equívoco. Passo a todos os seguidores e leitores deste blog a referida mensagem, que ela sirva de inspiração a todos os verdadeiros buscadores da verdade, daquela verdade que liberta nossa visão ainda obstruída pelo véu da ignorância.

ROSACRUCIANISMO
José Maurício Guimarães FRC, 33º MI MAR
Confundir o Rosacrucianismo Maçônico com outras Ordens Iniciáticas que ostentam o mesmo nome e venerando símbolo, é um equívoco bastante comum. Conhecedor de ambos – pois pertenço ao REAA da Maçonaria e à AMORC – sou levado a pensar que os que insistem nessa identificação não conhecem ou não entenderam nenhuma das duas escolas por onde passaram. O Grau de “Cavaleiro Rosacruz”, correspondente ao Grau XVIII do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria, se bem que incorpore um ativo, elevado e enérgico simbolismo, não inclui, ao contrário do que alguns cogitam, a filosofia e princípios privativos da Ordem Rosacruz AMORC ou de qualquer outra organização com nome semelhante.
O Grau Maçônico Rosa Cruz, concedido nas Iniciações e preleções superiores da Ordem Maçônica, não trata das expressões ou interpretações da Rosa Cruz conforme a Tradição de outras Ordens.
Fez bem a Ordem Rosacruz AMORC quando publicou em seu periódico trimestral interno (AMORC GLP nº87 deste ano, página 16) aquela nota explicativa sobre o assunto: são movimentos distintos e independentes.
Na Maçonaria, as representações rosacrucianas, fortemente marcadas pela tradição  cristã e suas conotações históricas (fatos ocorridos entre 539 a.C. e 515 a.C., estendendo-se para o cristianismo primitivo), tomam por base a filosofia cavalheiresca e o pensamento hebraico. As demais organizações Rosacruzes – especialmente a AMORC – seguem a tradição ritualística dos antigos egípcios, alguns elementos da Gnose de Alexandria, o misticismo, o simbolismo alquímico e a tradição do cristianismo do Languedoc (cerca de 1225 da Era Cristã) interpretados à luz da transmutação mental do homem.
Todavia, é oportuno ressaltar que a Ordem Rosacruz, AMORC e a Maçonaria são instituições de cunho INICIÁTICO e, sendo assim, muitos de seus paradigmas são  análogos. O movimento Rosacruz e a Maçonaria almejam a transformação da humanidade para melhor, um novo mundo onde homens e mulheres sejam mais felizes, saudáveis, conscientes de seus poderes, deveres e obrigações. Contudo – repito - o Grau Maçônico de “Cavaleiro Rosacruz” e a Ordem Rosacruz AMORC são distintos e independentes, com filosofias próprias, guardando entre si um relacionamento de mútuo e fraternal respeito.
Para maior elucidação sobre o assunto, recomendo a leitura dos seguintes
livros:
Jean-Pierre Bayard - A Espiritualidade a Maçonaria (Madras);
Serge Hutin - O Esoterismo da História (Biblioteca da AMORC);
G.R.S.Mead - Algumas Refexões Místicas (Biblioteca da AMORC);
Jean Palou - A Franco-Maçonaria Simbólica e Iniciática (Pensamento);
Christian Rebisse - Rosacruz Histórias e Mistérios(Biblioteca da AMORC);
Arthur Edward Waite - A New Encyclopaedia of Freemasonry (Wing Books);
Frances A. Yates - O Iluminismo Rosa-cruz (Cultrix Pensamento).

Um comentário:

JoséMaurício Guimarães disse...

Prezado Irmão Renato: agradeço as referências desejando-lhe um trabalho profícuo na Senda do Conhecimento. Parabéns pelo Blog e pela iniciativa. Fraternalmente, José Maurício

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...