segunda-feira, 15 de agosto de 2011

RITUAL DE EMULAÇÃO NÃO É RITO DE YORK

Com a atual expansão do sistema de Emulação e tendo me afiliado a Maçonaria a pouco tempo numa loja Acadêmica que trabalha nesse sistema, tenho estudado com afinco no intuito de aprender sobre o Ritual e executá-lo com maestria como deve fazer todo maçom que se comprometeu com esse ofício.
O Ritual de Emulação (Emulation Rite) é praticado pelos maçons da cidade inglesa de York, desde 1816. Por uma questão de reformulação os ingleses nunca aceitaram o título de “Rito de York” e com razão, pois até 1717 as lojas eram independentes e na Grã Bretanha não existem Ritos e sim Rituais. Para os ingleses, rito é o maçônico e ritual é um procedimento, uma prática especifica o que eles chamam de working.
Segundo o Ir. Fernando de Faria, "Semanticamente, a palavra Emulação é o sentimento que nos estimula a supera algo. Buscando a perfeição. O nome, Emulation, aqui decorre da Loja Emulação de Desenvolvimento – Emulation Lodge of Improvement – que desde 2 de outubro de 1823, se reúne semanalmente em Londres (às quartas-feiras), de outubro a junho, demonstrando as cerimônias e prestando instruções conforme o dito Emulation working". Além do Emulação existem ainda outros cinco rituais que muito se assemelham entre si cujas práticas variam de acordo com as regiões na Inglaterra. São eles: Logic, Taylor’s, Bristol, Stability, West End.
O verdadeiro Rito de York foi patenteado nos Estados Unidos da América do Norte em 1797 tendo com mentor o Ir. Thomas Smith Webb.
A Grande Loja da Pensilvânia foi a primeira Grande Loja a ser fundada nos Estados Unidos trabalhando no Rito de York e diferentemente de como é praticado no Brasil ele só existe a partir do 4º grau e se estende até o 13º grau.
As Blue Lodges, ou seja, as Lojas Simbólicas americanas trabalham com um ritual que descende diretamente do Ritual da Grande Loja dos Antigos (a de 1751), portanto, mais antigo do que os rituais ingleses atuais, todos posteriores à União de 1813.

Lojas Inglesas
Como a decisão dos membros das Lojas britânica em continuar a respeitar as antigas obrigações, permanecendo livres sem aderir ao sistema de obediências, a Grande Loja de Londres teve uma influência muito limitada muito tempo depois de sua fundação. Ela teve como centro de resistência à Grande Loja era a antiga Loja de York, de tradição operativa e que dava aos membros da Grande Loja o título de “Modernos”, enquanto eles próprios se autodenominavam “Antigos”, pelo fato de respeitarem as antigas leis e trabalharem sob as mesmas.
O que os Antigos censuravam nos Modernos era a descristianização dos rituais, a omissão das orações e da comemoração dos dias santos, contrariando assim os mandamentos da Santa Igreja (Anglicana). O cisma entre os Antigos e Modernos durou até 1813, quando as duas Grandes Lojas fundiram-se formando a Grande Loja Unida da Inglaterra (daí o nome Unida), que adotava o Rito dos Antigos de York (o nome York não é e nem nunca foi uma homenagem a cidade de Nova York e sim o nome de uma cidade ao norte da Inglaterra entre Londres e Edimburgo).
A Constituição desse Supremo Órgão foi publicada em 1815. Esse rito não possui Altos Graus, tendo além dos três simbólicos, uma quarta etapa designada “Real Arco”, que é considerada uma extensão do 3º grau.
No Brasil, foi introduzido em 1837, pela Loja Orphan Lodge, subordinada à Grande Loja Unida da Inglaterra. A primeira Loja a trabalhar no Rito, ligada à uma Potência do país foi a Eureka Lodge do Grande Oriente do Brasil que em 1891 adotou o Ritual de Emulação.
Em 1920, um ritual em português impresso em Londres e reconhecido pela Grande Loja Unida da Inglaterra (UGLE) começou a ser usado no Brasil. Isso só foi possível depois da assinatura do Tratado pelo qual ficou estabelecido criação do Grand Concil of Craft Masonry in Brazil.

O Inicio Da Confusão
Por um erro de tradução o GOB interpretou Grand Concil of Craft Masonri in Brazil como Grande Capitulo do Rito de York mesmo sem ser Capitulo e nem Rito de York. Até hoje muitos irmãos que praticam outros ritos por desinformação tratam o Ritual de Emulação como Rito de York sendo que os trabalhos de um difere em muito dos trabalhos do outro. Cabe aos irmãos do Ritual de Emulação e do Rito de York se esforçarem para corrigir esse engano explicando a todos os irmãos, quando em loja ou fora dela, confundirem o Ritual com o Rito.

No Brasil
O Rito de York chegou ao Brasil através do Grande Oriente Unido, também conhecido por "Grande Oriente dos Beneditinos", com a Washington Lodge, fundada em 19 de novembro de 1874, na cidade de Santa Bárbara do Oeste-SP. Esta Loja não foi fundada por ingleses, mas, sim, por americanos originários do Estado do Alabama, depois de terem emigrado para o Brasil, por ocasião da Guerra Civil nos Estados Unidos da América, esclarecendo o conceito do Rito de York
Os trabalhos do Rito de York são os mais antigos e os mais praticados em todo o mundo. Estima-se que 99,99% dos maçons os pratiquem. Isso porque é o único monitor adotado oficialmente em todas as GLs dos EUA. Há apenas umas 40 Lojas em todo os EUA que adotam outro sistema, entre as quase 40.000 existentes.
A Grande Loja de Londres juntamente com as Grandes Lojas da Escócia e Irlanda, fundadas em 1717, 1725 e 1736, respectivamente, constituem as três mais antigas do mundo.
Conforme a List of Lodge 2011, atualmente, existem 200 Grandes Lojas no mundo, das quais a Grande Loja Unida da Inglaterra e pelo menos 170 possuem tratados de reconhecimento
Existem aproximadamente 50 mil lojas em jurisdições reconhecidas pela Grande Loja Unida da Inglaterra.
O número de maçons na Inglaterra gira em torno de 238 mil, é a maior jurisdição, com 7.945 Lojas.
Em Londres, cerca de 1.648 lojas maçônicas, com 150 mil maçons, aproximadamente.
Nos EUA temos atualmente 1.378.000 membros. Com as Prince Hall, esse número chega a 2 milhões.
É importante frisar que o Rito de York praticado nos Estados Unidos difere do praticado na Inglaterra.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ritual de Emulação não é rito e York, assim como ritual das Blue Logdes americanas também não é Rito de York.

O termo Rito de York, fora da Inglaterra, é usado para designar os graus superiores do sistema inglês (em suas várias versões).
Essa nomenclatura é usada por exemplo, na Escócia, na Irlanda, na França, no Chile.

Há portanto pelo menos 4 Ritos de York, a saber: da Inglaterra, da Escocia, da Irlanda e dos Estados Unidos. Todos legitimos e verdadeiros. Todos se originando por um caminho ou outro do Rito de York da Loja dos Antigos.

Nos sistemas anglo-saxões, a rigor, não se atribui rito aos graus simbólicos (isso é uma prática de origem francesa). Assim, chamar Ritual Emulation de Rito de York é uma extensão da nomenclatura, assim como chamar Ritual de Blue Logde americana de Rito de York também é uma extensão da nomenclatura.

Renato Cardoso disse...

Irmão, obrigado pelo comentário não tinha conhecimento de que o ritual das Blue Logdes americanas não é Rito de York.
Fica meu TFA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...