quarta-feira, 30 de julho de 2014

MARTINEZ DE PASCUALLY, O RER E OUTRA ORDENS


Por Wagner Veneziani Costa
Meus Bem Amados Irmãos,
Recebam os meus mais sinceros votos de Luz, Amor e Paz!!!
Queria escrever bem mais, mas para quem?
Martinez de Pascually, o RER e outras Ordens
O intuito desta compilação é o de fornecer informações históricas sobre o Martinismo através dos séculos. Como todo Martinista deve saber, não se julga um irmão pela riqueza ou pobreza do berço que o embalou e sim pela fraternidade que une dois seres que possuem gravados em seus íntimos a mesma iniciação e a mesma paternidade espiritual. (Este é o elo que nos une. Isso também deve servir para nós, Bem Amados Irmãos do Rito Escocês Retificado – RER N.W.).
O nome completo era Jacques de Livron Joachin de la Tour de la Casa Martinez de Pasqually. Nasceu em Grenoble, França, em 1727. Seu pai tinha uma patente maçônica emitida por Charles Stuart, Rei da Escócia, Irlanda e Inglaterra, fechada em 20 de maio de 1738, outorgando-lhe o cargo de Grande Mestre Delegado, com autoridade para levantar templos para a glória do Grande Arquiteto do Universo, e para transmitir a referida Carta Patente a seu filho maior. A patente e os poderes foram transmitidos depois de sua morte a seu filho que tinha 28 anos.
Martinez foi um grande homem que tentou durante toda a sua vida, infundir a espiritualidade à Maçonaria.
A doutrina base de Martines expressa no seu livro A Reintegração dos Seres é a seguinte:
Deus, a Unidade primordial, deu o livre arbítrio aos seres humanos "emanados" Dele, mas Lúcifer, que queria exercer a potência criativa em si, foi vítima desse ‘erro’ e arrastou consigo outros espíritos em sua queda, ficando trancado com eles em uma área destinada por Deus para ser sua prisão.
Em seguida, a Divindade criou o Homem Adão, corpo glorioso andrógino e dotado de imensos poderes, para manter os rebeldes e trabalhar no sentido de seu arrependimento.
Adão prevarica por sua vez e arrasta a matéria em sua queda , ele está agora bloqueado na matéria , tornou-se fisicamente mortal, e só tem como solução tentar salvar=espiritualizar a matéria e ele próprio.
Isso pode ser feito com a ajuda de Cristo, pela perfeição interior, mas sobretudo por operações teúrgicas que Martines ensina aos homens de desejo que que considera dignos de sua iniciação: com um ritual minucioso , essas operações permitiam ao discípulo de contatar com entidades angelicais que se manifestam na sala de operações sob a forma de "sinais" ou símbolos, geralmente luminosos, que representam personagens ou hieróglifos, sinais dos espíritos invocados pelo operador e que lhe mostram se está ou não no caminho certo para a Reintegração.
(Eu, Não concordo quando ele se refere a Lúcifer, o Senhor da Luz, O portador da Luz, como caído... Ora ele é Espírito e Pasqually é carne, encarnado. Não podemos esquecer que ele também era o primogênito do Senhor. O mais bem preparado... Mas isso é assunto para ser discutido em outra ocasião... N.W.).
Expressa em 3 pontos chave :
1) A queda é universal para todos não só para o homem.
2) O homem é o agente da reintegração de tudo caído.
3) O ser perverso, o mal será reintegrado pelo amor .
O estado de Cristo é um estado acessível a toda alma humana.
Cada um de nós pode se elevar a Cristo.
(Percebem quando me referi a Lucífer acima...n. w.)
Submetendo a nossa vontade á Dele nós entraremos como ele na união eterna de Deus.
Nos tornaremos um como Deus é um. (Obs.: Minha opinião Ele é muitos, e juntos é UM SÓ!!! N.w.)
É pela resignação consciente aos ‘males trazidos pelo destino‘ que o homem chega a este estagio, poderosamente ajudado, pelas operações magicas que permitem a assistência objetiva de um guia vindo do mundo espiritual .
Existem 2 partes na doutrina de Pascually , uma interior, especulativa espiritual onde se ligam as tradições antigas e outra exterior, prática operativa = teurgica, com base nas hierarquias de virtudes, de potencias ou escadas entre o homem e Deus.
Sua ação como Fundador de Ordens Iniciáticas

Assinatura de Pascually
Foi fundador de uma ordem não maçônica em 1761, mas composta exclusivamente por maçons, a "Ordem dos Cavaleiros Elus Cohen do Universo - Ordem dos Cavaleiros Maçons, Sacerdotes Eleitos do Universo". (Cohen quer dizer Sacerdote - do hebraico: Pastor) sendo as Operações práticas apenas acessíveis aos iniciados.
Graus da Ordem :
Graus Parvis - Aprendiz , Companheiro , Mestre = Maçonaria Azul.
Graus Porche - Aprendiz Cohen, Companheiro Cohen, Mestre Cohen = Maçonaria Negra
Graus do Templo - Mestre Elus-Cohen, Grande Mestre Arquiteto, Grande Eleito de Zorobabel = Maçonaria Vermelha.
Graus Reau Croix - Soberano do Santuário , Soberano Juiz, Grande Mestre Reau Croix.
A Classe do Parvis confere um ensinamento moral e sociológico.
A Classe do Porche confere um ensinamento teórico sobre a Cabala, a Gnose e a doutrina particular da Ordem.
A Classe do Templo confere um ensinamento prático sobre os deveres sacerdotais menores.
A Classe do Reaux Croix confere os supremos arcanos e a chave ativa desses arcanos nas 4 classes anteriores assim como os deveres sacerdotais superiores.
Seus Seguidores
Selo de Pascually
(Percebam bem cada detalhe desse símbolo?).
Foi Mestre de Louis-Claude de Saint-Martin et de Jean-Baptiste Willermoz.
Saint-Martin que foi secretário de Pascually substituindo o Abade Fournié, afastou-se do Mestre mais tarde por considerar as suas praticas teúrgicas cerimoniais como perigosas, chegou a perguntar ao Mestre se ‘é preciso tantos rituais para falar com Deus? ‘ e criou o movimento Martinista que segue uma via não-teurgica chamada via do coração ou Interior.
A atual corrente dita Martinista, se bem que reivindicando filiação a Pascually não tem qualquer relação com a sua doutrina basicamente teurgica.
O seu discípulo Willermoz a quem iniciou também se desviou após a sua morte da sua Teurgia base e derivou mais para concepções relacionadas com diversas maçonarias.
A troca de cartas entre Mestre e aluno revelam ao detalhe as instruções teúrgicas dadas a Willermoz para sua instrução e prática e diz-se que apenas 13 anos após a morte do Mestre o seu aluno conseguiu alguns dos resultados práticos de visualizações e contato celeste com a ‘Coisa’ que o seu Mestre realizava já no seu dia a dia.
Suas Práticas Teúrgicas
Os seus rituais têm 2 pontos chave :
1) Círculos mágicos, baseado na teoria da ‘figuração’ (como local ou domínio hiperfísico onde se desenrola a Operação), não como na teoria de ‘proteção’ da magia comum.
Representam ‘cápsulas’, espaços imaginais onde o Operador pode atuar ‘dentro de’ e ‘sobre o’. (Pode ser riscado mentalmente, com um instrumento, no ar, ou apenas com sua mão, definindo o que mágico e é seu e o que não está protegido por você n. w.).
Martinez começa as Operações com 1 quadrante a este (local das "aparições" onde se manifesta a Presença de Deus) ( Na minha opinião Guardiões, ou outros seres, precisaríamos ter contato para saber quais eram essas energias...) para a Operação e um circulo de ‘retiro’ a oeste separados de 2 pés.
Passados uns anos e em graus mais elevados, passa a existir um círculo ao centro, sem o círculo a oeste de retiro mas continua o quadrante operacional a este.
Esta mudança, significava que o caminho se fazia com o 1º método e que o Caminhante ao chegar a níveis mais elevados da sua Reintegração e de contato com Entidades Celestes tinha de mudar de ‘estratégia’ , ‘mentalidade’ pois quando se chega ao fim do caminho ou Castelo interior a atitude não pode ser a mesma que quando ainda se caminhava apenas para lá.
2) Luminárias ou velas de cera que representam não meros elementos decorativos mas essencialmente são ‘atrativos (no sentido de atrair, N. W.) e condensadores’ das Entidades invisíveis a invocar na Operação. Condensam a presença das Entidades invocadas, servem para as fixar no local de Operação. (Isso teria que ser feito todas as vezes que abrirmos uma Loja Maçônica... Imaginem a força de 200 Lojas abrindo na mesma hora com a energia dirigida para o bem? N. W.)... Mas fazer o que? Se acreditam que somos uma sigla política. Passamos a palavra ao ouvido de irmãos, mas isso deve ser coisa de retardado, certos são os profanos que dominaram a nossa Ordem), é bom sempre deixar claro que isso também é minha opinião, N. W.).
Ao acender ‘coagulam’ = condensam = atraem as Entidades, ao estar acesas dissociam =‘solvem’ = emitem ondas luminosas que o Teurgo visualiza e que são manifestadas pelas Entidades invocadas. (Não podemos nos esquecer que fisicamente também é possível medir essa energia, e quando os malhetes batem também existe ali uma vibração, uma cor... E dependendo qual forma e quantidade de batidas você conecta-se com outras entidades... N. W. nota Wagner)
Nas suas instruções a Willermoz ele explica todo o ritual teúrgico a seguir pelos alunos desde a restrição na alimentação, a importância das velas (fundamental para ele), a roupa a usar, as prosternações a fazer e como, o que dizer, acentuando o Miserei Me de pé ao centro virado a nascente e o De Profundis de joelho e cara no chão.
Durante a Operação o Operador vai anotar imagens luminosas, ‘passes’ que lhe surjam e procurar o que significam em relação àquilo que pediu ou invocou, para isso existia uma tabela de equivalências simbólicas sobre os inúmeros tipos de ‘passes’ , imagens e hieróglifos que podiam surgir.
As técnicas dos Elus-Cohen de Martinez de Pasqually comportam três elementos distintos:
a) Dos Exorcismos, destinadas a jugular a ação demoníaca do seio do Cosmo, e a entravar sua ação sobre os homens, a romper seu poder sobre o Operador e seus discípulos, a obter o fim ou a limitação de certos flagelos, a aniquilar as Operações de Magia Negra; (Também não gosto de pintar magia. N.W., existem os que fazem o bem e os que fazem o mal, natural da criatura criada pelo Deus, natural dos seres humanos e dos animais também).
b) Das Conjurações, destinadas a estabelecer um contato com o Mundo Angélico e com a Comunhão dos Santos. Nestes últimos, o Operador escolhe "patronos" particulares, e no Mundo Angélico, Guardiães e Guias. Conforme suas Ordenações sucessivas, o Cohen toma pouco a pouco contato com as Hierarquias cada vez mais elevadas.
O primeiro sendo o dos apelos, para usar de um exemplo utilizado pelo próprio Pascually, destinados a permitir ascender a Seres crescentemente mais elevados.
c) Das Preces, dirigidas a Deus, as três Pessoas da Santíssima Trindade, destinadas a obter Sua Graça e Sua Misericórdia, visando a Reintegração.
Elas são integradas nos rituais conjuratórios, que precedem, as quais são destinadas a canalizá-las e ampliá-las.
O conjunto constitui o que Pascually nomeava o "culto", sendo, portanto, uma liturgia.
As Operações do Martinezismo são paralelas às cerimonias religiosas da Igreja por possuírem os mesmos objetivos.
O conjunto deste "culto" compreende dez tipos de Operações:
1) Culto de Expiação: O Homem manifesta seu arrependimento, tanto de suas próprias faltas, quanto da Queda do Protótipo inicial, o Adão Primordial, córrego do coro das Almas Preexistentes. Derivando uma ascese e um ritual penitencial. (Sephira: Malkut) ..
2) Culto da Graça Particular geral: Operações destinadas a substituir o conjunto da Humanidade terrestre do momento, e fazê-la participar dos frutos da Operação individual. (Sephira: Yesod).
3) Culto de Operação contra os Demônios: Em torno da degradação inicial, no princípio dos tempos, estes tendem a manter e agravar seu jugo sobre a Humanidade total. Pelos Exorcismos (as célebres Operações de equinócio), o Cohen os combate e os lança fora da aura terrestre. (Sephira: Hod).
4) Culto de Prevaricação e de Conservação: Continuação do precedente. Esta Operação consiste em combater e punir os seguidores da magia (do mal), da feitiçaria, e, sobretudo, castigar os Espíritos Decaídos que são seus colaboradores. (Sephira: Netzah). (Feitiçaria também se faz para o bem... Curas e tantos outros procedimentos mentais, através de orações, preces e cantigas... N.W.).
5) Culto contra a Guerra: O homicídio é o maior dos crimes, o homicídio coletivo é evidentemente o mais grave. O Cohen luta contra as Potências da Raiva entre as Nações e tenta detonar sua ação. Em caso de impossibilidade, utiliza os recursos de sua Teurgia na defesa da parte injustamente agredida, ou na qual representa indiscutivelmente o direito moral superior, fora de qualquer interesse político ou material. (Sephira: Tiphereth).
6) Culto de Oposição aos Inimigos da Lei Divina: Operação teurgica objetivando lutar contra as ações humanas difusoras do ateísmo, satanismo, luciferíssimo, sob a forma igualmente humana. (livros, revistas, propaganda, seitas, etc...). (Sephira: Geburah). (Esse culto em relação as ações contrárias ao Ateísmo etc, sou totalmente contrário... É realmente ignorante quem pensa dessa forma, ou não conhece profundamente a Magia, a vivbração, a mentalização e outras tantas formas de Magia... N.W.).
7) Culto para obter a descida do Espírito-Santo: Operação visando a infusão do Espírito-Santo e de seus Dons. É mais especificamente a "Via Interior", estudada nestas páginas, a Alquimia Espiritual. (Sephira: Hesed).
8) Culto de fortalecimento da Fé e da Perseverança na Virtude Espiritual divina: Operação visando a compreensão dos Mistérios Divinos, compreensão permitindo ao Emule de afirmar sua fé de maneira absoluta e definitiva. (Sephira: Binah).
9) Culto para a fixação do Espírito Conciliador Divino em Si: É a recepção total do Espírito-Santo, a descida "das línguas de fogo do Pentecostes", a iluminação final, com os privilégios que ela comporta. Podemos lhe aplicar as palavras do sacramentário católico romano, na sagração de bispo: "Dai-lhe, Senhor, de ser o artesão da Reconciliação, em palavras e obras, pela potência dos Signos e dos prodígios...". ( Sephira : Hocmah)
10) Culto de Consagração anual de todas as Operações ao Criador: Esta parte compreende o conjunto das consagrações, benções, etc... Pelas quais o Operador tenta sacralizar o conjunto das ações humanas suscetíveis de ser consagrados. (Ou Sagrados N.W.).
Em virtude do princípio mesmo da Reintegração Universal, todo ato deve ser inserido em um quadro visando precisamente este objetivo.
Daí a benção dos frutos da terra, das colheitas, dos animais domésticos, dos ritos religiosos ou iniciáticos, a constituição dos sacramentários, etc...
A Teurgia de Pascually não era exorcista mas evocacionista, sem outro interesse senão a comunicação com as Entidades Divinas mais elevadas para a Reintegração do Homem e do Cosmos.
O objetivo das Operações do culto é permitir ao homem fazer duas coisas:
a) para o homem Individual reintegrar o Homem Arquétipo;
Para isso se recomenda um regime material (purificação da Aura material humana por meio da abstinência de certos elementos nutricionais que são demasiado grosseiros ou animais), e um regime moral (purificação da Aura espiritual humana através da rejeição de deficiências morais e éticas e como tal para o desaparecimento de hábitos nocivos, etc.)
b) para o Homem Arquétipo (uma vez restaurado) recuperar o reino do qual as Entidades caídas o tinha tirado (fazendo-o cair por culpa própria), e retomar a posse de sua primeira "natureza gloriosa".
Para isto se convoca uma batalha, uma luta muito real contra as Entidades maléficas rivais, por meio de operações teúrgicas com apoio das Entidades Celestes.
A precisão da cerimônia teurgica não é suficiente por si só e requer uma conduta correta da vida, precisamos de uma preparação espiritual feita pela oração, retiro, jejum e meditação.
A Ordem dos Elus Cohen tem como objectivo essencial práticas cerimoniais pela aplicação de técnicas teúrgicas e a meta da Reintegração das almas.
Práticas teúrgicas são divididas em três partes:
a) Concentração individual permanente, com rituais operativos periódicos, meditações com base em orações integradas e dinamizadas num quadro teúrgico e operativo.
Orações a Deus e destinadas a obter a Sua Graça e Misericórdia com vista á Reintegração Divina.
b) Exorcismos individuais, destinados a reduzir a ação das forças “demoníacas” no cosmos, para impedir sua ação sobre os Homens, para quebrar o seu poder sobre o teurgo, para obter o fim ou a limitação de certos males, para destruir as operações de magia “maligna”, e que visa a purificação da Aura terrestre e da humanidade, a luta contra os flagelos que assolam a humanidade: materialismo, epidemias, as guerras, etc.
c) Ações teúrgicas de Alta Magia, incluindo as conjurações destinadas a estabelecer contato com o mundo Angelical e Arcanjos Celestes.
Então, á medida da sua evolução teúrgicas, o teurgo gradualmente toma contato com Espíritos Celestiais cada vez mais elevados sendo esse o caminho a percorrer. (Quando se fala em Espíritos Celestiais, precisamos verificar qual é a energia disso quando ocorre, pode se energia pura, ou seres de um outro planeta, dimensão etc... N.W.).
É necessário ter as qualidades seguintes para praticar a Teurgia :
1°) Viver sobriamente sem para isso se estar a privar das coisas necessárias para a vida e a saúde.
2°) Ter uma conduta ética e moral e costumes humildes, sem recusar os prazeres lícitos, ou seja, que suavizam o corpo e o espírito. (Ser Feliz! Esse estado de espírito é hiper importante N.W.).
3°) É necessário vencer as paixões absolutamente e corrigir os defeitos e vícios, e procurar a Deus em todas as ações diárias; ter sempre a ideia de Deus no pensamento.
Por este meio estamos continuamente com Deus e Deus conosco.
Eis em poucas palavras o grande segredo dos Sábios revelado.
Os defeitos, as paixões, são obstáculos absolutamente contrários à aquisição da Sabedoria, pelos quais se distingue o erro da verdade.
Com a morte de Pascually perdeu-se a sua escola na sua face ‘visível’, ficou o seu ensinamento usado parcialmente aqui e ali por diversos grupos que a ele se pretendem reivindicar principalmente o Rito Maçônico Escocês Retificado –RER e diversos grupos Martinista. (Acreditamos que existem de várias outras formas, essas escolas, não são desse ou daquele individuo, isso é muito mais antigo do que se imagina... É hoje comumente é recebido através de canalização de várias outras vias e meios. Temos que ter muito cuidado ao dizer que isso pertence a esse ou aquele Espírito que tenha passado por aqui... A Exemplo da Igreja Gnóstica; da Ordens Herméticas; Robert Ambelaim, também manteve e divulgou alguns desses ensinamentos e não podemos deixar de citar que ele era Martinista e depois da segunda guerra foi quem colocou alguns desses rituais para circular novamente... A base dos ensinamentos em todas as Ordens incluem Misticismo Cristão, Teosofia, Kabbalah, Hermetismo, e outros assuntos esotéricos semelhantes. A filosofia Martinista está inspirada no teosofismo clássico e nos trabalhos de Jacob Boehme, Swedenborg, além é claro em Martinez de Pasqually, Jean-Baptiste Willermoz e Louis-Claude de Saint Martin. E poderia citar muito mais como Eliphas Levi, Papus, Arthur Edward Waite, Eliphas Levi, Margaret Peeke, Henri Delaage, Maria Desraimes e Gearges Martin, Helena Petrovna Blavatsky, Coronel Olcott, Annie Besant, James Ingall Wedgwood, Charles Webster Leadbeater e outros, e muitos Rosa cruzes e Maçons da Inglaterra, Alemanha, Bélgica, França, e E.U.A..
Vou deixar claro que muitos desses emprestaram seus corpos, outros não, hoje acredito muito nisso, posso ser um canal, mas o meu corpo também é sacro.
Tenho um trabalho a respeito de Melquizedeque e gostaria muito que todos vocês lessem, pela importância desse Espírito ou Avatar e todo seu ensinamento, suas Ordem... É muito importante conhecer um pouco mais a respeito dos Mistérios de algumas Ordens, pois muitos julgam ser dessa ou daquela pessoa e isso não é verdade... Sempre bebem de um mesma fonte, por isso são demasiadamente parecidas. Tenho absoluta certeza que os Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa – CBCS, são muito mais antigos que a Ordem, pesquisas nos mostram a existência dessa Ordem muito tempo antes da data anunciada...
Para mim não existe outro caminho além do Homem-Espírito. Uma época onde a espiritualidade vai ter um papel fundamental, no meio de tantas desgraças, de tantas maldades dessa troca de valores...
Bibliografia:
Várias fontes de pesquisa

segunda-feira, 7 de julho de 2014

O DEUS DE SPINOZA



Estas palavras são de Baruc Spinoza, filósofo que viveu em pleno séc. XVII. Este texto foi chamado de "Deus segundo Spinoza" ou "Deus falando com você"
"Para de ficar rezando e batendo no peito. O que eu quero que faças é que saias pelo mundo, desfrutes de tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.
Para de ir a estes templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa. Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nas praias. Aí é onde eu vivo e expresso o meu amor por ti.
Para de me culpar pela tua vida miserável; eu nunca te disse que eras um pecador.
Para de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar dos teus amigos, nos olhos de teu filhinho... não me encontrarás em nenhum livro...
Para de tanto ter medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem me incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor.
Para de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz... Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio. Como posso te castigar por seres como és, se sou Eu quem te fez?
Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos os meus filhos que não se comportam bem pelo resto da eternidade? Que tipo de Deus pode fazer isso?
Esquece qualquer tipo de mandamento, são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti. Respeita o teu próximo e não faças aos outros o que não queiras para ti. A única coisa que te peço é que prestes atenção à tua vida; que teu estado de alerta seja o teu guia. Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.
Para de crer em mim... crer é supor, imaginar. Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho de mar.
Para de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja? Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, da tua saúde, das tuas relações, do mundo. Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.
Para de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim. Não me procures fora! Não me acharás.
Procura-me dentro... aí é que estou, dentro de ti."
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